Categorias: Magic Run

Garmin Forerunner 410 – Vale o Upgrade?

GPS Garmin Forerunner 410 - AntonioBorba.comQuem corre, gosta de estar por dentro dos últimos lançamentos do mercado e tecnologias: tênis, GPS e acessórios esportivos. Para os atletas, são como brinquedos novos que servem de apoio durante os treinos e provas E todos precisam de um incentivo diferente de vez em quando.

Eu utilizo GPS de pulso para corridas há alguns anos. Já tive o Forerunner 305, 405 e 405CX. A mudança do tradicional frequencímetro para um GPS é brutal, é como sair de um carro básico para outro com ar condicionado e direção hidráulica. Não há volta.

O uso do GPS de pulso como um Garmin Forerunner permite que novos parâmetros sejam introduzidos no treino, como por exemplo, medidas de pace/velocidade exatas e distâncias extremamente precisas. Todos os dados podem ser sincronizados com o computador e gerar gráficos detalhados de cada etapa da corrida, cruzando elevação com pace e batimentos (BPM), entre outros. Fica fácil perceber a evolução e comparar provas, um ano após o outro.

Antonio Borba testando o Garmin Forerunner 410Eu não vou detalhar todas as funções do Forerunner 410, para isso, recomendo um post do DC Rainmaker a respeito. Vou focar nas diferenças, para quem já conhece os GPS da Garmin.

Uma das minhs principais reclamações que em relação a estes equipamentos é o fato de que a aquisição/localização dos satélites costuma demorar. Quem mora próximo ao centro da cidade como eu, sofre ainda mais devido aos prédios. Descobri que isso é muito comum e o blog citado anteriormente chama o fenômeno de a dança do GPS (você, como um idiota, parado na rua esperando o GPS achar os satélites). Às vezes, mesmo após a localização correta dos satélites, o GPS se mostra impreciso nos primeiros Km de treinos, exibindo variações absurdas na marcação de velocidade.

Então, eu soube que o novo Forerunner 410 tem a função HotFix – grava na memória a última posição de satélites, para uma rápida localização dos mesmos (seria o equivalente a um “hot start” ou “partida a quente”). Só isso já valeria o upgrade.

Outra função que ele tem de diferente é a possibilidade de desligar o aparelho. Os GPS anteriores não desligam. Apesar de a bateria ser recarregável, é muito comum esquecer de plugá-los na tomada. Eventualmente, em semanas onde não pude manter a regularidade de treinos, já me surpreendi com bateria fraca/efeito memória ao sair de casa para treinar. Nada mais frustrante. Quem treina com GPS não quer sair sem ele. Deixar o aparelho desligado enquanto fora de uso é mais uma garantia de estender a vida útil da bateria.

Porém, percebi que do modelo 405CX para o 410, foi retirada a função de nível de atividade física, que teoricamente permitiria um cálculo mais preciso do gasto energético, em calorias. Entretanto, ficarei muito satisfeito se este fator for compensado com uma precisão maior na localização dos satélites.

Adquiri meu Forerunner 410 na GPS Store e só o utilizei para um treino e uma prova, justamente a do Rebouças, onde fiz meu melhor tempo. Ambos os testes foram excelentes. O GPS se mostrou preciso, rápido na localização dos satélites e não registrou nenhum dado irregular na marcação de velocidade (“picos” ou “spikes”).

Outra melhoria muito comentada é o novo aro “touch“. Antes muito sensível e sujeito a problemas de precisão em dias de chuva ou com muito suor, dizem que agora está aperfeiçoado. Eu ainda não tive a oportunidade de testar esta feature, mas percebi que o aro é mais lento/menos sensível. Pode ser devido a isso.

Finalmente, o 410 veio com uma nova cinta premium para medição da frequência cardíaca. A cinta é muito mais confortável e precisa que a versão tradicional, e consegue ser ainda melhor do que a cinta premium do 310XT, que já era excelente. Este acessório já ajuda a justificar o preço do 410, pois, a cinta separada custa acima de R$ 200,00. E vale cada centavo. Ela costuma exibir dados mais baixos no BPM em comparação à cinta tradicional (ou seja, é mais precisa e próxima aos dados obtidos no exame ergométrico), além de ser muito mais agradável de usar.

Com o tempo, espero confirmar que minha aquisição valeu a pena. Até agora, creio que sim.

LEIA TAMBÉM: Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness.

73 comentários em Garmin Forerunner 410 – Vale o Upgrade?

Outros Posts:

19/01/2011

Cinema para Cegos: Quem é o Cego?

Hoje cedo eu estava tradicionalmente assistindo ao Bom Dia Brasil enquanto tomava café, embora na verdade meu "café" não tenha nada de café, mas sim suco e sanduíche. Chamou a atenção a reportagem sobre uma sessão de cinema para cegos. A tal sessão, embora não tenha nada de tecnologicam ...

Saiba Mais

19/07/2013

Fugazzeta Redefine o Conceito em Pizzas

Quem diria, mas um restaurante de origem argentina chamado Fugazzeta, escondido entre as ruas de Moema, redefiniu completamente meu conceito em pizzas. Quando eu achava que já conhecia as melhores pizzas de São Paulo (e, por consequência, do mundo), tive que reavaliar completamente minha visão a ...

Saiba Mais

73 Respostas para Garmin Forerunner 410 – Vale o Upgrade?

  1. Pingback: Garmin Forerunner 620 - Alta Tecnologia em GPS Fitness | Antonio Borba

  2. Rodrigo Leal disse:

    Boa Tarde Antonio,
    Ganhei da minha noiva um 410, trouxe dos EUA. Coloquei para carregar por um periodo de 4 horas, tirei da tomada, mas quando fui ligar ele não aparece nada, aperto os botões e ele faz um bit, e ascende a luz, mas não mostra nenhuma informação. O que deve fazer? Alguma configuração que tenho que fazer?
    Abraço

  3. Augusto disse:

    QUEBROU A CAIXA DO MEU FORERUNNER 405 ONDE ENCONTRAR, MORO NO GAMA CIDADE EM BRASILIA,DISTRITO FEDERAL CEP.: 72415.

  4. Ronaldo disse:

    Muito obrigado Antonio, e parabens pela iniciativa de manter o blog, me ajudou muito a entender e decidir na escolha do meu relogio.
    Abraços.

  5. Ronaldo disse:

    Boa noite Antonio, preciso da sua ajuda, estou comprando um Garmin 410 pelo site da Amazon, mas lendo na descricao do produto notei que o Pedometro nao acompanha o produto, minha duvida é, é necessario a utilizacao do mesmo, como sou iniciante ,gostaria de acompanha a evolucao do meu desempenho, distancia, tempo, velocidade, media por quilometro, só o relogio ja faz td isso, se puder me ajudar.

    • Antonio Borba disse:

      Ronaldo, o pedômetro serve apenas se você for usá-lo em esteira, ok? Para correr na rua é desnecessário, pois ele é um GPS, o que tem muito mais precisão do que o pedômetro. Abraços

  6. Ronaldo disse:

    Boa noite Antonio, muito bom seu blog, preciso da sua ajuda, estou prestes a adquirir um Garmin 410 pela internet no site da Amazon, mas qdo entro no site e vou verificar os itens que acompanham o produto me diz que vem os seguintes itens:
    Forerunner 410
    Prêmio monitor de freqüência cardíaca
    USB ANT Stick
    2 adicionais pulseiras
    carregador AC
    carregar clipe
    manuais
    Vc sabe me dizer se é só isso mesmo, por acaso deveria vir tambem o pedometro, e me explica qual a necessidade do mesmo.
    Nao sei se é necessario compra-lo tb para que o relogio funcione e me passe as informacoes de distancia, velocidade, tempo, pois é to um pouco perdido.

  7. Alexander Barros disse:

    Bom dia Antônio, muito interessante a comparação feita por você entre os modelos 410 e 610, mas preciso de sua ajuda tenho um 405 e acabei de adquirir o 410, como faço para realizar a troca de pulseira do 405 acabei de receber a mesma, sendo de borracha com dois pinos e uma chave que parece não funcionar?

  8. Renato Oliveira disse:

    Olá Antônio, parabéns pela bela iniciativa.
    Adquiri um 410 e estou tentando utilizá-lo no IPad 2, porém, o dispositivo não lê a antena da Garmin.
    Conhece algum aplicativo da Apple ou alguma forma de usar o 410 no iPad.
    Obrigado pela atenção.

  9. Herivelto Araujo disse:

    Caro antonio, boa tarde.
    tenho um Forerunner 410, como faço para programar o alarme sonoro a cada km

  10. nathan disse:

    Olá! Tenho um FR 110! Estou com ele há uma semana, quando eu chego dos treinos eu lavo ele pra tirar o exesso de suor! Mas hj eu lavei e ele começou a suar a tela por dentro! É normal isso??????
    Obrigado, abraço

    • Antonio Borba disse:

      Olá Nathan – perfeito, creio que muita gente lava mesmo! No meu antigo 410 acontecia o mesmo, mas nunca estragou. De qualquer forma, é interessante suavizar o jato d’água.

  11. herta disse:

    Oi, estou pensando em comprar um 410. Você saberia me dizer se tem modelos feminino e masculino (como o 110) ou se o modelo é único? Grata!

  12. Brenno disse:

    Boa tarde camarada.
    Estou para comprar o 410 e estou com uma duvida. A bateria da cinta também é recarregavel ou igual a alguns Polar que precisa trocar a cinta toda vez que acaba a bateria?

    Abraço

  13. lucio aires disse:

    Ola, gostei muito das suas dicas! tenho um polar, mas sem GPS e gostaria de adquirir um garmin 410. Ele vem com menu em que lingua? se comprar o exterior (EUA) se´ra que vem em portuges? Obg

  14. jurandir disse:

    Caro amigo, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de ajudar seus irmão atletas e aproveitando a oportunidade gostaria de fazer um comentário e de tirar umas dúvidas se vc souber é claro. Há algum tempo pratico corridas de rua, toda via, não sou atleta profissional e há algum tempo comprei um relógio monitor cardíaco da Oregon, mas quando comecei a correr percebi que sua marcação era diferente da esteira, ou seja, em quanto na esteira marcava 13 KM por hora ele marcava 15.2 ou algo semelhante, creio que isso se dá por não ser um relógio com GPS. Dessa forma resolvi vendê-lo e ainda não comprei um outro. Tive pesquisando e estou em dúvida pelo Garmin 405cx e o Garmin 410. O problema é que não conheço nenhum dos dois e aqui em Fortaleza custa muito caro o 410 acima de 1000 reais, dessa forma resolvi pesquisei e encontrei no Mercado Livre um 410 novo no valor de 779, contudo vem de fora e não possui nota fiscal brasileira, vc acha que vale apena arriscar? Ele é um relógio que quebra muito pois às vezes é um barato que sai caro? O que vc sugere? desde já agradeço as informações. abraço

    • Antonio Borba disse:

      Olá Jurandir, muito obrigado por seu comentário, é um prazer ajudar. Você usava um relógio possivelmente com pedômetro, por isso a diferença de marcação, creio. O 410 não muda praticamente nada do 405. No seu lugar, eu não arriscaria, iria preferir comprar um relógio novo com garantia. O Garmin, de forma geral, é bastante confiável e não quebra fácil, mas já vi alguns darem problemas, de forma que ter um garantia no Brasil vai ser sempre bom! Abraços e boa sorte.

  15. Paulo Henrique disse:

    Boa Tarde.

    Preciso de um help!
    tenho um garmin forerunner 610. Comprei recentemente.
    Cheguei em casa hj de um pedal,liguei meu computador para descarregar os dados e conectei o stick….enqto isso estava tomando um suco, nesse momento o stick (ant) achou meu relógio e começou a transferir os dados. Mas a transferência travou, e meu relógio tb. Esta travado na tela transferência de dados…. já tentei resetar mas nada acontece….ja coloquei pra carregar na energia e nada….ele simplesmente não responde a comando nenhum…alguma idéia para me ajudar???!!!!…espero que tenha algo a ser feito, pq comprei na gringa!!! bateu um desespero de leve…
    ja agradeço de antemão

    abraço

    • Paulo Henrique disse:

      Consegui destrava-lo, mas agora da erro na transferência de dados. Completa a transferência e depois diz que deu erro. Ai qdo confiro na minha conta do Garmin conect não transferiu nada…

  16. Lazinho 100 disse:

    Olá boa noite!
    Vou te incomodar mais uma vez.
    Gostaria de saber se há possibilidade de colocar, no garmin conect, ao invés de min/mil, min/Km?
    Grato pela atenção.

  17. Lazinho 100 disse:

    Olá boa noite acabei de adquirir um 410 e estou muito satisfeito com a compra.
    Graças a algumas explicações no seu blog consegui usar muitas funções.
    Gostaria de tirar uma dúvida,caso vecê saiba, tem como utilizar alarme sonoro a cada km percorrido, como tem no 405cx?
    Já estou tentando cansar ele (410) com muito treino mas ainda apanhando de algumas funções mas isso vem com o tempo.
    Desde já agradeço atenção e Parabéns pelo seu blog muito útil.

  18. Hmelo disse:

    Como trocar a pulseira do 410 a principal quebrou
    E desejo colicar a de velcro veio uma chave mas pode m ajudar

  19. Alex disse:

    Bom dia! Queria saber se tem como aumentar o volume do garmin 410 pois nao sai som quando toco no aro mesmo com o sistema de som todos ativados

  20. Felipe Barros disse:

    Olá Antonio, encontrei seu blog no google pesquisando sobre o Garmin Forerunner 410.

    Sou ciclista e recentemente adiquiri meu primeiro Garmin – quase não sei utilizar corretamente.

    Mas minha dúvida é quanto ao seu uso e manutenção.

    O Forerunner 410 é a prova dagua?

    Minha pergunta é referente a limpeza do relogio e o monitor de batimento Cardiaco com agua corrente.

    Já molhei algumas vezes meu relógio, e eu sempre passo uma agua corrente no frequencimetro após o uso, para guarda-lo sem nenhum suor.

    Dias atrás o Relógio demorou séculos para detectar/parear o monitor de batimento cardíaco e achei que tinha estragado o mesmo. Após algum tempo depois do início da minha atividade (uns 15 minutos), o mesmo voltou a funcionar/detectado. Deste dia em diante eu parei de molhar o monitor, e o problema não mais se repetiu.

    Então, como você cuida e faz a limpeza do relogio e o monitor?

    • Antonio Borba disse:

      Felipe, eu sempre limpo os relógios em água corrente. Eles suportam chuva, então são feitos para isso, eu passo água mesmo. O maior problema seria na fita/monitor, pois pode entrar água na bateria. Porém, a nova fita do 610 (e do 410 creio que também) permite destacar a parte central, onde vai a filha, e lavar somente a fita em si. Esta é a melhor forma, é assim que eu faço. Sua fita é assim?
      Abraços

      • Felipe Barros disse:

        Olá Antonio obrigado pela resposta, você me deixou mais tranquilo quanto ao uso do Forerunner 410. Quanto a Fita do sensor de Batimento Cardíaco:

        A fita do sensor possui conexão de pressão para encaixar o sensor e/ou removêlo para limpeza. Creio que o meu problema foi exatamente este, eu lavei o sensor de movimento e ele parou de funcionar durante um período de tempo – provavelmente até secar a bateria e cancelar o curto circuito.

        Então deixo outra pergunta. Como faço para ter acesso ao compartimento de bateria do meu Sensor de Batimentos Cardíacos? É fácil uma possível troca/manutenção da bateria? Fico preocupado com oxidação, já que molhei o sensor.

        • Antonio Borba disse:

          Sem problemas, Felipe. É fácil de abrir, precisa de uma chave philips bem pequena, daquelas de mexer em óculos. Se não tiver uma chave boa, pode espanar. Qualquer lugar que mexa em relógios deve abrir, dar uma geral e trocar a pilha. Abraços

  21. Cátila disse:

    Olá, Antonio!

    Cheguei aqui pelo google. Parabéns pelo site e esclarecimentos. Eu comecei a correr em janeiro desde ano, sou iniciante e estou ainda correndo 6 km em 48 min. Eu tinha um polar com pedometro e por indicação da minha personal comprei um Garmin 410 e desculpe, estou odiando. Achei tudo muito complicado e até para ler meus treinos no mac acho uma dificuldade por ser péssima em inglês.
    Agora, por exemplo, ele está travado e nada o destrava. Sempre escreve prima repor para armazenar treino e não acho a tecla repor nem no manual. Baixo todos os treinos, mas eles aparecem acumulados e não sei como separar. Não sei onde coloco treino de musculação; o competidor virtual me desmotiva, pois aparece sempre que estou muito atrás. Não sei olhar como melhorar, quantos quilometros percorridos, etc,etc, etc. Estou quase pegando meu polar de volta, mas o investimento foi tão alto que não queria isto. Você me ajuda?
    Att.

    • Antonio Borba disse:

      Hehe, puxa, por onde posso começar? Eu sugiro que assista a alguns tutoriais no YouTube, ou busque um conhecido que tenha um GPS igual para lhe ensinar. O Garmin não é tão difícil de usar. Me parece que está em espanhol… Prima repor deve ser para você SEGURAR O RESET por alguns segundos, pois isso faz ele zerar o treino e gravá-lo para passar pro computador. Pra destravar, é só dar um RESET, creio que precisa segurar alguns botões por alguns segundos, em algum lugar por aqui já falamos nisso.
      Mas infelizmente, como vou lhe ensinar todas as funções? Fica difícil, e me parece que a barreira da linguagem dificulta um pouco mais, por isso talvez achar um amigo que use relógio desses pode ser bom. O Corredor Virtual eu desabilito, não gosto.

      • Cátila disse:

        Olá!!

        Ajudou-me demais! Agora comprei também o footpod, assim vou melhorar a leitura dos kms, pois treino bastante na esteira.
        Vou acompanhando aqui os posts para tirar as dúvidas. Valeu a dica do YouTube, enfim, obrigada.

  22. Marcos Prado disse:

    Antonio Borba, tenho um foreruner 110 mas não sei onde encontrar um manual detalhado, pois não sei como verificar o histórico por volta,também não está acusando as calorias, quando coloco a cinta que mede os batimentos cardíacos. Você pode me ajudar?
    Um abraço

    • Antonio Borba disse:

      Marcos, o site da Garmin traz todos os manuais, eu não mexo neste aparelho e não sei se ele dispõe de calorias. Mas de qualquer forma, para marcar as calorias (nos GPS que marcam), é preciso primeiro configurar altura, peso, etc. Abraço

  23. Felber disse:

    Boa Noite Antonio, tudo bem? tenho um 405cx a 2 anos, que achava muito bom, exceto pelo fato de não ser possivel desliga-lo. Como Eng. Eletrico eu achava estava questão temerável, pela questão de diminuição de vida útil da bateria, e isso acabou de acontecer comigo. Descobri na youtube que não é complicada trocar a bateria, a questão é a seguinte: será que consigo encontrar essa bateria no Brasil? vale a pena? como relação ao 410, a autonomia da bateria melhorou?
    Obrigado e um abraço.

    • Antonio Borba disse:

      OLá Felber, desculpe a demora. O que a assistência me falou é que a bateria é embutida, junto com o case plástico. Dessa forma, não haveria bateria para substituição, teria que trocar a carcaça toda e não compensaria. Mas eles fazem à base de troca. Sugiro que busque a Teodonível para tratar do assunto, infelizmente é o que sei a respeito.
      Abraços!!!

  24. Lenice disse:

    oi Antonio
    acabei de comprar o garmin 410, nunca usei monitor com GPS. Tu citou a eficiência da cinta que veio, mas estranhei por ser muito diferente daquelas tradicionais do polar. Não reconheci aquela parte que detecta o batimento cardíaco. Aquilo é cinta de pulso? To meio perdida com a nova tecnologia… se puder me esclarecer, obrigada. Lenice

    • Antonio Borba disse:

      Lenice, o que você possivelmente está vendo é realmente uma cinta de pulso, feita de tecido e velcro, que serve para trocar a pulseira…é um opcional que algumas pessoas acham confortável. A cinta cardíaca deve vir junto, a menos que você tenha comprado uma versão que não tenha vindo com a cinta (na caixa tem que dizer isso). Abraços

  25. Ricardo Marsiglia disse:

    Olá Antônio,
    Estou aproveitando muito o Forerunner 610, em grande parte devido as suas dicas, por isto, vim aqui te agradecer! Agora , estou pensando em adquirir um pedometro, pois algumas vezes gosto de correr na esteira também. Você sabe me dizer se os dados registrados pelo monitor através do pedometro (distancia, ritmo, etc) também dão para baixar no Garmin Connect ? Assim eu terei todo o histórico no site. Um abraço!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Ricardo, oras, o que é isso, valeu! Os dados do pedômetro se não me engano entrarão na cadência… não estou 100% certo porque não uso um – se for isso, certamente baixa. Eu baixo meus treinos no Training Center, prefiro mantê-los offline, é mais rápido e prático. Eventualmente, subo alguma prova interessante no Connect, mais quando quero compartilhar algo.
      Abraços!

  26. Pingback: Meta Dada, Meta Cumprida | Antonio Borba

  27. Ricardo Marsiglia disse:

    Antonio, espero não te incomodar muito, mas como nunca tive um monitor destes, gostaria saber como funciona a bateria na cinta; ela tem prazo de duração, também é recarregável? Li seus comentários sobre o 610, acho que estou mudando de idéia…
    Um abraço!!!

    • Antonio Borba disse:

      Sem problema, Ricardo. A bateria da cinta dá para trocar, ela é daquelas chatas, como uma moeda. Porém, dura de 1 a 2 anos. O 610 sem dúvida é excelente, vale a pena hein? Abraços

      • Ricardo Marsiglia disse:

        Antônio,
        Agradeço muito pelas dicas sobre o monitor cardíaco; adquiri hoje o modelo 610 da Garmin, levando muito em consideração aos seus comentários; ainda não o usei, mas percebo que valeu muito a pena! Parabéns pelo espaço que vc criou aqui, ajudando muitos corredores com suas dicas. Também achei muito interessante a sua história de criação da sua empresa, mostrando sua dedicação.
        Um abraço!!!

  28. Ricardo Marsiglia disse:

    Boa tarde,
    Gostaria que você me ajudasse a tirar uma dúvida, entre os modelos da Garmin, o 310Xt, e o 410; existem diferenças significativas? O 410 também tem o aplicativo pela internet, como me parece que tem o 310, com gráficos e planilhas de suas corridas? E uma outra dúvida que eu tenho, o 310 é muito “estranho”, devido ao seu tamanho, no seu ponto de vista? Agradeço desde já!
    Um abraço!!!
    Ricardo – São Paulo

    • Antonio Borba disse:

      Olá Ricardo, embora eu não use o 310, posso te dizer que o software é praticamente o mesmo, porém ele tem o esporte natação a mais. São finalidades completamente diferentes, sendo que o 310 é recomendado para Triathlon. Quem treina bastante costuma preferir utilizar um GPS maior, com visor mais nítido e botões fáceis de acessar. Já o 410 pode ser utilizado também fora dos treinos, como um relógio, devido ao seu design e pequeno tamanho. Enfim, se você não pratica Triathlon, escolha 0 410.
      Todos eles conseguem traçar gráficos e postar os treinos online, da mesma forma.
      Abraços.

      • Ricardo Marsiglia disse:

        Obrigado pela resposta, está me ajudando muito na escolha. Só mais uma dúvida: o 410 também tem o “parceiro virtual”, para “correr contra você mesmo” ? e isto é útil? E o 410 mostra a distância percorrida se você treinar na esteira? Mais uma vez, agradeço!!!
        Ricardo

  29. Cláudio Miranda disse:

    Caro Antonio,
    tenho um Forerunner 410 que em 10 meses está dizendo que a bateria tem 100 % e em poucos minutos o relógio apaga e fica religando e apagando. Boto para carregar, começa em 0 % e logo vira 100 %. Será só problema da bateria ? Por que vc diz que não vale a pena trocá-la ? E ela é especial ou comum e fácil de ser encontrada ? Tem assitência técnica oficial no Brasil ?
    Muito obrigado e agradeço sua atenção.
    Cláudio

    • Antonio Borba disse:

      Olá Cláudio, trocar a bateria é quase o custo do aparelho, pois ela é soldada na carcaça, até onde fui informado. Sugiro que procure a assistência oficial Teodonível, os caras são de confiança. O problema, de fato, parecer ser a bateria, mas não custa enviar para um diagnóstico, afinal, o aparelho tem pouco tempo de uso, é estranho!!! Boa sorte! Abraços.

  30. Alexander Boechat disse:

    Olá povo que acelera!!! Estou interessado no Garmin Forerunner 405. Fico bastante preocupado com a durabilidade, pois o preço é bem alto. O que vocês podem dizer sobre isso? O Garmin é durável?

    • Antonio Borba disse:

      Alexander, falando por mim, vai muito bem. O único problema é a bateria. Em mais ou menos 2 anos de uso, ela já dura bem menos…. e não tem como trocar porque não compensa… aí vai durando menos, o que deve ser um problema apenas para quem faz meia maratona ou maratona. Do contrário, vai bem. Mas é o preço a ser pago! Abraços!

      • Alexander Boechat disse:

        Caro Antônio, obrigado pela atenção. Tenho lido alguns fóruns sobre o Garmin para me decidir entre ele e o Polar (em inglês o material é farto). Sua resposta foi muito útil.

        • Antonio Borba disse:

          Alexander, nunca usei o Polar. Sou suspeito pra falar, porque adoro o Garmin sob todos os aspectos, exceto que às vezes demora pra achar os satélites. Tirando, é perfeito.
          O aro atrapalha um pouco, mas aí recomendo o 610 (clique).
          Abraços!

  31. Jésus disse:

    Parabéns pela matéria, muito bem escrita e esclarecedora. Concordo plenamente com o texto e acho que em matéria de GPS, a Garmin realmente conhece o que faz. Eu tinha o 305 há 4 anos e comprei o 405cx, valeu cada centavo investido!

    Um abraço a tds e boas corrida.
    Jésus Zinn.

  32. Rodrigo Costa disse:

    Boa Tarde Antônio.

    Encontrei sua página também através do Google buscando informações sobre modelos de GPS em abril deste ano. Acabei por comprar o Garmin 410 e simplesmente é fantástico. Havia começado a correr em janeiro e apartir do momento que comecei a utilizar o GPS consegui sistematizar meus treinos e atualmente estou conseguindo correr os 5Km em 27min (pra quem não conseguia correr 5 min seguidos é uma grande evolução, rsr).

    Parabéns pelo texto que contribui muito para o esclarecimento de dúvidas daqueles que buscam um apoio nos treinos além de motivar a prática do esporte.

    Abraço.

    Rodrigo Costa
    Salvador/BA

    • Antonio Borba disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem? Muito obrigado pelo input, é muito bom receber comentários de colegas corredores. A corrida é boa justamente por causa disso: possibilita uma evolução que nos causa um sentimento muito bom, de conquista, superação e evolução. E o Garmin permite justamente isso – colocar essa evolução em números, mapear o que estamos fazendo. Se você sincronizá-lo com seu computador e gravar seus treinos, terá seu histórico de exercícios totalmente documentado.
      Fiz o post porque gosto do esporte e também porque gosto de esclarecer a respeito.
      Tenho mais alguns posts sobre o 610, sobre Tênis Newton e outros. Veja aqui nesse link e me diga o que acha. Abraços.

  33. ezequiel rodrigues disse:

    Bom dia, cheguei a sua página pelo google, procurando informações de uso do Garmin, acabei de comprar um 410 e ainda apanho muito dele, o site q vc sugeriu sobre o uso do garmin, mto completo e bem explicado, mas, tem q saber ler e ouvir bem em ingles. se vc souber de algum site com informações em portugues tão bem explicado assim, por favor, me de um alo..

    Ezequiel Rodrigues Jr..Santos SP..

    abçs e parabéns pela sua página..