ANTONIO BORBA - A MAN OF BUSINESS

TECNOLOGIA E SEUS CONFLITOS
  • 11 de agosto, 2012

Red Dead Redemption: Experiência Única no Velho Oeste Americano

Gaming

RRed Dead Redemption - Um mundo sem volta - AntonioBorba.comed Dead Redemption é um dos melhores games já feitos para PS3 e Xbox, vencedor de vários troféus “Game of the Year“.

Seguindo a mesma linha clássica de free play, missões principais e secundárias consagrada em jogos da linha GTA, Red Dead se passa no mítico Velho Oeste, terra que habita até hoje a mente dos americanos e de boa parte da população mundial.

Talvez seja um pouco tarde para falar desse jogo. Eu completei a missão e todos os troféus single player no PS3 há mais de um ano, mas fiquei me enrolando para escrever esta resenha. Agora, vendo que alguns amigos ainda estão descobrindo este game, resolvi colocar minhas palavras a respeito.

Abaixo, conheça a principal missão do game e o pacote de expansão Undead Nightmare, que é praticamente um jogo à parte.

John Marston’s Redemption

America, early 1900′s. The era of the cowboy is coming to an end.

Red Dead Redemption is an epic battle for survival in a beautiful open world as John Marston struggles to bury his blood-stained past, one man at a time.

Red Dead Redemption - AntonioBorba.com

Essa é a premissa do jogo. John Marston, um bandido procurado, tenta enterrar seu passado e se redimir dos crimes que praticou. A partir desse conceito, o papel do jogador é guiar John por uma série de missões que vão das desoladas planícies mexicanas até o início da era dos motores a combustão, quando a civilização começava a tomar forma e o Oeste selvagem aos poucos deixava de existir.

Red Dead Redemption - AntonioBorba.com

O faroeste nunca me atraiu muito, mas não precisei de muito tempo de jogo para ficar totalmente absorvido pela história. Minha vida social se anulou por muitos meses. Por muito tempo, preferi ficar em casa jogando do que sair, coisa que nunca aconteceu antes. De fato, esse não é o jogo que se deve jogar casualmente, com a casa cheia de gente e barulhos pra todo lado. Red Dead merece uma imersão… silêncio no ambiente, luzes apagadas e concentração total no fantástico ambiente criado pela Rockstar Games.

Red Dead Redemption - AntonioBorba.com

Alguns momentos do jogo são realmente memoráveis. Por exemplo, quando você finalmente consegue atravessar a fronteira do méxico, inicia a tocar a belíssima música “Far Away” e ela nunca mais se repete ao longo do jogo. Esse foi um momento único e é importante vicenciá-lo para realmente curtir a história. Por esse e outros motivos, vale assistir ao vídeo da música, que traz os melhores momentos da saga de John Marston:

Undead Nightmare

Após terminar todas as missões do jogo, e ainda um pouco deprimido, talvez sofrendo de síndrome de abstinência, comprei o DLC (expansion pack) Undead Nightmare, e uma experiência, ouso dizer, talvez ainda mais intensa, se inicou.

Undead Nightmare - AntonioBorba.com

A história do pacote de expansão acontece em algum momento tranquilo da vida de John, quando subitamente hordas de zumbis começam a tomar conta das cidades. Em uma assustadora missão, nosso herói sai desesperado atrás de respostas, se deparando com bestas enfurecidas, animais transtornados e missões bastante macabras.

Undead Nightmare - AntonioBorba.com

Especialmente interessantes são os 4 cavalos do apocalipse. Procurá-los, dominá-los e montá-los é diversão garantida. Ideal é jogar esse pacote de expansão somente à noite, com luzes apagadas. Os sustos são garantidos!

Novamente, aí está um trailer que vale a pena ser assistido. Ele mostra um pouco da sofisticação que tomou conta da indústria dos games. É melhor e mais competente do que o trailer de muitos filmes:

Conclusão

Eu gosto de games, mas não me considero “fissurado”. Aliás, em minha rotina diária, eu tenho muito pouco tempo disponível para jogar. Mas Red Dead valeu cada minuto das inúmeras horas e dias que investi. Poucas vezes me diverti tanto.

Toda vez que penso em Red Dead e considero jogá-lo novamente, eu lembro uma cena do filme “The Game“, com Michael Douglas:

Imagem de Amostra do You Tube

Para quem não entendeu, a situação é a seguinte… em determinado momento, Michael Douglas (que representa você, que nunca jogou Red Dead), indaga um membro do seu “clube de cavalheiros” sobre o que seria “The Game”. Ele ouve a seguinte resposta:

You know, I envy you. Wish I could go back and do it for the first time all over again.

Enfim, é assim que eu penso… gostaria de voltar e fazer tudo novamente… mas pela primeira vez. Infelizmente, não é possível.

Portanto, pergunto a você, que ainda não teve essa experiência, o que está esperando? Bom jogo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>