Categorias: Gaming

O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

Parte 3 – Em Busca do Platinum

O cobiçado Troféu Platinum -> Parte 1: Primórdios do Ranking
-> Parte 2: Sony Acerta em Cheio

O sistema de troféus (trophies) criado pela Sony através do PlayStation Network é extremamente viciante. Estimula os usuários a jogarem mais, fez surgir uma rede social privada e além de tudo, produz excelentes resultados comerciais, incentivando a venda de expansion packs e mais jogos.

Frequentemente, os DLC (downloadable content) representam parte dos troféus de um jogo vendido em mídia/blu-ray. Portanto, além de platinar, o jogador que quiser completar 100% dos troféus (pois isso é exibido no ranking) se obriga a comprar os pacotes de expansão.

Need for Speed Shift

O NFS Shift é um exemplo brilhante de levar ao extremo o incentivo à pontuação. Não achando os troféus suficientes, os desenvolvedores criaram uma série de badges, que por sua vez, ao serem alcançados em grupos levam aos master badges (bronze, prata, outro e platina). O conjunto de master badges leva, finalmente, aos troféus de bronze, prata e outro.

Need for Speed Shift - Master Badges

Exemplos de badges: arrancadas perfeitas, ultrapassagens, master corners (curvas perfeitas), clean races (corridas limpas), entre outros.

Quando comprei o NFS, logo percebi que com os controles tradicionais no PS3 eu não iria longe. Investi no conjunto de pedais e volantes G27, da Logitech. Para conseguir fixar os controles, precisei gastar também em um “brinquedinho”, que acabou ficando assim:

Cockpit G27 Logitech - Playstation 3 - AntonioBorba.com

Finalmente equipado, não demorou muito a conseguir fechar o jogo e conquistar o almejado troféu platinum. Apenas muitas horas a menos de vida social e boa dose de obstinação. Em seguida, platinei o NFS Hot Pursuit e agora, se der tempo, vou platinar o Shift 2.

E assim, eu também virei escravo da indústria dos jogos e do sistema de ranking e troféus.

8 comentários em O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

Outros Posts:

25/01/2013

Atari Top 7 Multiplayer Games

Continuando a análise dos melhores jogos de Atari, após os posts Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten (segundo a opinião de especialistas) e Atari Top Games – Minha Escolha Pessoal, agora vamos para a terceira parte da série: Ao jogar em dois ou mais jogadores, a questão muda comple ...

Saiba Mais

21/01/2011

Redes Georreferenciáveis não Decolam

Veja vídeo com entrevista ao final da matéria. Há algum tempo se fala sobre as redes sociais georreferenciáveis,  "geotagged" ou "location based". Exemplos mais comuns: Foursquare e Google Latitude. Alguns especialistas apostam que elas estão na crista da nova onda das comunidades i ...

Saiba Mais

8 Respostas para O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

  1. Welington disse:

    Nenhum jogo do play station precisa de dlc para platinar. Eles adicionam troféis ao jogo, mas esses não são necessários para platinar.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Wellington, isso que você fala é verdade sim. É importante estabelecer a diferença entre “platinar” e completar todos os troféus. Veja no texto que eu me referi a completar 100% dos troféus. Você pode platinar com 90% ou menos, conforme a quantidade de packs que o jogo possui. Mas se quiser que no seu ranking daquele jogo conste como 100% de troféus para quem observa seu profile, terá que baixar os DLCs. É uma forma da indústria “incentivar” a venda dos mesmos. Eu gosto de ter 100%. Abraços!

  2. Pedro disse:

    Nao somos jogadores de ps3,somos caçadores de trofeus.

  3. Pedro disse:

    Borba Influenciado por voce eu tambem fiz este investimento e nao me arrependi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*