Categorias: Cotidiano

Ruas que Sobem e Ruas que Descem


Ruas que Sobem e Ruas que Descem - AntonioBorba.comAlguma vez você já pediu informação sobre um trajeto e ouviu “Desce tal rua“? Reparou que raramente é para “subir“, mas quase sempre para “descer“? Ah, já sei – você é quem dá esse tipo de informação para os outros?

Bem, esse post é sobre isso. Eu vou esclarecer de uma vez por todas esse mistério ao redor das ruas que sobem e ruas que descem!

Para começar o assunto, precisamos entender exatamente o significado real disso.

O que significa, afinal, descer uma rua?

Se você acha que sabe, reveja seus conceitos. Certa vez, meio indignado com esse tipo de informação abstrata, eu abordei o assunto em um “Almoço dos Empresários“, tradicional confraternização entre clientes promovida ocasionalmente pela Magic Web Design.

A diversidade de respostas que ouvi chega a ser surpreendente. Confira as explicações:

Descer é quando a rua é uma descida

Essa foi de doer… Então quer dizer que, a menos que eu tenha um profundo conhecimento topográfico da região, estou completamente ferrado. Vou ter de chegar até a esquina, perceber para que lado a rua desce e então tomar a decisão de virar para o lado correto, atrapalhando o trânsito como consequência. Não consigo acreditar nisso, mas muitas pessoas pensam assim.

Descer é seguir o sentido da numeração

Isso faz mais sentido para mim. Ou seja, descer uma rua é seguir no sentido decrescente da numeração dos imóveis. Perfeito, mas… como diabos vou saber isso sem ficar olhando para o lado e ‘catando números‘ enquanto dirijo? Além do mais, como a pessoa que passa a informação tem esse nível de precisão na cabeça?

Descer é no sentido do centro da cidade

Essa explicação foi até mais racional. Creio que faz sentido “descer rumo ao centro“. Mas esse pressuposto também envolve uma bela orientação cartográfica, o que, convenhamos, não se espera de quem está buscando um endereço, sem contar que é impraticável caso a pessoa estiver em uma rua de bairro, longe do centro. Além disso, nem todas as ruas correm em direção ao centro, muitas sendo paralelas. Mais um fantástico conceito impossível de aplicar.

Descer é seguir a mão da rua

Explicação simplista e imprecisa, parte do pressuposto que eu deva saber para que lado as ruas correm. Considerando que na cidade grande as mãos das ruas mudam com frequência, essa suposição pode ser bastante arriscada, servindo somente para as grandes artérias. Outro problema é com as ruas de mão dupla.

Conclusão

Em toda a análise que fiz, a melhor conclusão a que cheguei é que as pessoas utilizam o verbo descer sem qualquer fundamento técnico, querendo dizer apenas “entre na rua“. Portanto, toda vez que alguém me dá uma orientação como essa, eu pergunto: “Descer? Pra que lado é isso?“. Geralmente, é o suficiente para a pessoa perceber o que está falando.

Portanto, pessoal, chega dessa conversa interiorana de descer ou subir uma rua… vamos aplicar o conceito básico que aprendemos lá na escolinha, ok? Ele se resume a duas possibilidades:

Vire à direita ou vire à esquerda.

Agora, se você confunde esquerda com direita, aí nem eu sei como lhe ajudar! Boa sorte!

2 comentários em Ruas que Sobem e Ruas que Descem

Outros Posts:

24/03/2013

Ovos de Páscoa para Destruir sua Vida

A Páscoa está chegando e com ela vêm as tentações dos ovos de chocolate. Entretanto, essa história de ovo recheado com brigadeiro e derivações do gênero já cansou, não acham? Comprar ovos de Páscoa ficou muito chato porque todas as marcas oferecem recheios muito parecidos e poucos sã ...

Saiba Mais

07/04/2011

Retrospectiva: 16 Anos de Rede Magic

Recentemente, fui chamado pela simpaticíssima jornalista Adriane Werner para uma entrevista em seu programa Gestão e Negócios, exibido pela CWBTV no dia 31/03/11. O tema da entrevista foi a trajetória de 16 anos da Rede Magic, que está em evidência em 2011 devido à comemoração da Magic 1 ...

Saiba Mais

2 Respostas para Ruas que Sobem e Ruas que Descem

  1. Tati disse:

    Ainda mais pelo fato de mapas não indicarem subidas ou descidas hehehe o lance é Google Maps ou similares e pau na égua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*