Em Busca do Melhor Quindim do Mundo


O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.comO quindim é um doce de origem portuguesa, mas somente no Brasil ganhou a receita pela qual é conhecido. A versão original não usa coco ralado – e foi o uso dessa fruta tropical que tornou a sobremesa, portanto, tipicamente brasileira.

A história do “Melhor Quindim do Mundo” começou quando eu assistia, por acaso, a um programa da Ana Maria Braga. Digo por acaso porque, como homem, fica chato confidenciar que assisti a um programa de culinária (rs), além do mais, fato é que eu havia chegado da academia e me arrumava para trabalhar, quando acabou o Bom Dia Brasil e iniciou “automaticamente” o Mais Você – não tive culpa!

Então, lá no programa da Ana Maria, apareceu a figura da Cátia Farias, contando sua fantástica história de vida e a guinada que iniciou com os quindins. Achei tudo muito interessante e, entre o café da manhã e o nó da gravata, fiquei sabendo que a Cátia fazia quindins de café, pistache, damasco e outros sabores um tanto quanto exóticos.

O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.comFiz uma pesquisa para saber quem era essa tal de Cátia e por que motivo a Ana Maria generosamente havia adjetivado sua receita com o título que deu origem a esse post. Descobri o nome da loja – Bendito Quindim – e seu endereço, na Zona Leste de São Paulo. Estando em sampa rotineiramente a trabalho, eu não poderia deixar de aproveitar para dar um pulinho no local.

O primeiro cuidado que recomendo é com relação ao horário. O Bendito Quindim não é uma patisserie, ou seja, não espere atendimento ininterrupto. Seu funcionamento é na parte da tarde e se você chegar um pouco mais cedo, vai ter que ficar esperando como aconteceu comigo.

A localização é simpática, em frente a uma pracinha no Tatuapé. Confira o mapa:


Exibir mapa ampliado

Não precisei aguardar muito e Lucas, um dos filhos de Cátia, logo abriu a loja. Para minha surpresa, dei de cara com o balcão montado com todos os tipos de quindins. Eram mais sabores do que eu esperava:

O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.com

Surge um dilema: manter a dieta ou experimentar todos os sabores? Acho que a foto responde tudo…

O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.com

E, sim, depois de experimentar todos os 13 sabores, com o índice glicêmico possivelmente nas alturas, eu posso dar o depoimento final: o quindim da Cátia é realmente o melhor que eu já experimentei e, provavelmente, o melhor quindim do mundo.

O mais interessante de tudo é que o doce não é enjoativo. Ao contrário de outros quindins, em que poucas colheres bastam para você não querer comer doce pelo resto do mês, a Cátia tem seus segredos… além de conseguir eliminar completamente o cheiro de ovo, ela tem uma técnica para deixar o mínimo possível de açúcar (ela me explicou, mas eu não entendi). Portanto, é o tipo da sobremesa que você não consegue parar de comer.

E os sabores não são nada modestos. Quando eu estive lá, pude encontrar, além do tradicional, mais doze variedades: café, amareto, pistache, morango, chocolate belga, framboesa, coco queimado (imagine um quindim com sabor acentuado de coco), damasco, abacaxi, nozes, maracujá e amarena.

Meus preferidos foram: chocolate belga, pistache e café. Ainda estou esperando a Cátia inventar o quindim de doce de leite, uma sugestão enfatizada durante a minha visita.

E, claro, eu não poderia deixar de levar alguns presentinhos para a família e alguns amigos:

O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.com

O marido da Cátia, quando cheguei à loja, comentou brincando: “se você quiser levar algumas caixas, também pode“. Creio que ele não imaginava que, de fato, eu iria levar 45 quindins para presente. Eis uma forma de agradar aquela pessoa especial de forma original e requintada.

E eu jamais poderia deixar de tirar uma foto com essa mulher tão simpática e especial, que é a Cátia Farias:

O Melhor Quindim do Mundo - AntonioBorba.com

Enfim, recomendo a todos que moram ou visitam São Paulo que conheçam esse fantástico local. Nenhuma descrição fará justiça ao fantástico mundo de sabores do Bendito Quindim. E eu mencionei que a Cátia também faz brigadeiros maravilhosos? É, sua dieta está com os dias contados a partir do momento em que você colocar os pés dentro da loja.

Confira a seguir todas as dicas para localizá-los na web, nas mídias sociais e no mundo real:

Site: www.benditoquindim.com.br
Facebook: www.facebook.com/benditoquindim

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 605 – Tatuapé – São Paulo – SP.
Fones: (11) 3805-8430 / 3805-7381.
E-mail: contato@benditoquindim.com.br

12 comentários em Em Busca do Melhor Quindim do Mundo

Outros Posts:

23/06/2011

Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

Eu sempre usei GPS "Fitness" para praticar corridas de rua, e há dois meses adquiri o Forerunner 410, da Garmin, mesmo na dúvida se valeria o upgrade do meu 405CX. A presença "oficial" da Garmin no Brasil em 2011, acelerou  o mercado, derrubou preços e trouxe rapidamente a última novidade da ...

Saiba Mais

11/08/2012

Red Dead Redemption: Experiência Única no Velho Oeste Americano

Red Dead Redemption é um dos melhores games já feitos para PS3 e Xbox, vencedor de vários troféus "Game of the Year". Seguindo a mesma linha clássica de free play, missões principais e secundárias consagrada em jogos da linha GTA, Red Dead se passa no mítico Velho Oeste, terra que habita ...

Saiba Mais

12 Respostas para Em Busca do Melhor Quindim do Mundo

  1. Milton Nunes disse:

    Em Novo Hamburgo-RS, também pode se comer um dos mais deliciosos quindins do Brasil, basta adquiri-los no armazém do coco, ou nas melhores cafeterias da cidade.Quer experimentar?

  2. Simone disse:

    Já faz um tempinho que não vou à SP…estou muito mais saudosa, depois de saber da existência dele paraíso…Com certeza irei conhecer e adeus mesmo a dieta! Beijos

  3. Fola disse:

    Prezado Borba, primeiramente não se acanhe em afirmar que vc gosta de programas de culinária, eu adoro cozinhar , principalmente inventar coisas novas e sempre que percorro alguns canais de TV quando me deparo com comida , com certeza eu paro. Então fique bem tranquilo com relação a isso. E parabéns pela matéria, vou copiar e mandar o link ao meu sogro que AMA esse tipo de doce. Forte abraço

  4. Rodrigo disse:

    Que matéria legal! Virou jornalista de primeira… bom humor, matéria cativante, com imagens! Legal mesmo! Eu quero um QUINDIM desses!

  5. Lucas Farias disse:

    Fala Antonio, muito bacana a matéria que você nos presenteou , ficamos muito lisonjeados e agradecidos pelo carinho e pela aprovação do produto , sei que mora a alguns quilômetros de nós , mas sempre que possível , venha nos visitar.
    Muito obrigado querido.

    Um abraço e um beijo para você e sua mulher , Ricardo , Cátia , Cauê e Lucas.

  6. Caramba! Que lugar animal! E eu achando que os quindins a venda na Panificadora Boulevard aqui de Curitiba eram bons tsc tsc tsc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*