Categorias: Cotidiano

A Verdade Sobre Sódio e Refrigerante


O consumo diário de sódio recomendado pela OMS é de 2.000mg ou menos, o que equivale a 5g de sal de cozinha. Virou moda demonizar o sódio e um dos grandes vilões, para grande parte das pessoas, é justamente o refrigerante.

A Verdade Sobre Sódio e Refrigerante - AntonioBorba.com

Possivelmente por desinformação, as pessoas costumam divulgar que o hábito de consumir refrigerantes é preocupante devido ao excesso de sódio, o que simplesmente não é verdade. Eu não estou aqui para defender a indústria do refrigerante e nem ganharia algo com isso. Além do mais, se a bebida não for Diet/Light/Zero, a enorme quantidade de açúcar e o alto índice glicêmico são capazes de destruir qualquer dieta. Entretanto, vamos esclarecer esta enorme inverdade a respeito do sódio.

A tabela nutricional do refrigerante

Antes de mais nada, eu comprei alguns dos principais refrigerantes em lata, para ter a tabela nutricional ao meu alcance.

Acompanhe, na tabela abaixo, o valor calórico e a quantidade de sódio de alguns dos principais refrigerantes, em sua versão normal/regular, ordenados do maior para o menor:

Tabela Nutricional - Refrigerantes Normais - AntonioBorba.com

Kcal Sódio mg
Fanta Laranja Regular 143 42
Pepsi Twist Regular 156 39
Guaraná Kuat Regular 148 28
Sprite Regular 152 27
Coca-Cola Regular 149 18
Pepsi Regular 155 10
Guaraná Black Regular 145 5,6

 

Em seguida, temos a tabela dos refrigerantes Diet, conhecidos por possuírem maior teor de sódio:

Tabela Nutricional - Refrigerantes Diet - AntonioBorba.com

Kcal Sódio mg
Fanta Laranja Zero 7 74
Sprite Zero 6 67
Guaraná Kuat Zero 0 61
Coca-Cola Zero 0 49
Coca-Cola Light 0 40
Pepsi Light 0 19

 

Por essa tabela, já podemos perceber que o vilão preferido, a Coca-Cola, não faz jus à fama. Pelo contrário, se o problema é o sódio, o Guaraná é bem pior (e outras marcas como Antarctica não são diferentes). E a Fanta Laranja, entre as bebidas que eu analisei, certamente é pior ainda neste quesito.

O que realmente representa a quantidade de sódio em uma lata de refrigerante?

Agora vamos à aplicação prática do conhecimento. Se analisarmos nosso limite diário (sugerido) de 2.000mg de sódio, podemos concluir que, para alcançá-lo, é preciso ingerir o equivalente a 40 latas ou 14 litros de Coca-Cola Zero. Ou ainda, impressionantes 111 latas ou 39 litros de Coca-Cola comum.

Fanta Laranja Zero - Campeã de Sódio - AntonioBorba.com

Mesmo considerando o refrigerante com mais sódio, a Fanta Laranja Zero, seria necessário ingerir 27 latas ou 9,5 litros para chegar a esse número.

Eu ainda preciso conhecer um ser humano capaz de fazer isso sem morrer por excesso de hidratação. Como podemos perceber, há uma imensa crendice popular que se mostra completamente infundada quando o objetivo é associar o refrigerante à ingestão de sódio.

Guaraná Antarctica Black - Menor Índice de Sódio - AntonioBorba.com

Vale uma curiosidade: apesar do Guaraná, de forma geral, conter quantidade razoável de sódio, o novo Guaraná Black da Antarctica surpreende pelo baixíssimo número de 5,6mg/lata.

Alimentos que são vilões

Claro, o sódio é uma preocupação para a saúde uma vez que, ingerido nas carnes, saladas e na comida de forma geral, pode facilmente ultrapassar o consumo recomendado. E, no caso do brasileiro, de fato ultrapassa, pois é reconhecido por pesquisas que nossa população consome mais do que o dobro do recomendado.

Então que tal, em vez de culpar o refrigerante, se preocupar com os verdadeiros vilões do sódio? Tome por exemplo uma inocente bandeja de presunto:

Presunto - Este sim é o vilão do sódio - AntonioBorba.com

Esta bandeja toda possui 176g de presunto, cortado em 7 fatias. Para fazer um sanduíche, eu utilizo facilmente 2 fatias. Isso representa quanto de sódio?

Presunto - Este sim é o vilão do sódio - AntonioBorba.com

Duas fatias representam 2/7 da embalagem, ou 50g de produto. De acordo com a tabela nutricional oficial, isso equivale a 519mg de sódio. Duas fatias de pão integral possuem 321mg de sódio, isso sem contar queijo, maionese ou mesmo temperos como mostarda, ketchup ou pimenta.

Ok, então meu inocente sanduíche de presunto com pão integral contém, no mínimo, 840g de sódio, o que equivale a 30% do consumo diário. Três sanduíches ao longo do dia e “game over”.

A esta altura, eu já estou imaginando que várias pessoas estão pensando “Ah, mas o PEITO DE PERU é saudável“, afinal, esta é mais uma crença popular altamente difundida.

O peito de peru possui, em quantidade de sódio, cerca de 40% a menos do que o presunto, o que é bom. Mesmo assim, o sanduíche dado como exemplo teria cerca de 630mg de sódio ao ter o ingrediente substituído. Além disso, o peito de peru possui uma quantidade de gordura equivalente a de um presunto magro sem capa de gordura (o que é baixo). Portanto, do ponto de vista da dieta, pouca coisa muda ao optar por um ou outro embutido.

Para comprovar mais uma vez que os mitos populares são irracionais, vamos tomar por exemplo um salgadinho industrializado, mais um potencial vilão do sódio. Caso em questão, Sweet Chili, este sabor altamente viciante de Doritos:

Doritos - Não é tão ruim quanto imaginamos - AntonioBorba.comContendo 207mg de sódio por porção, ao comer uma embalagem toda (55g), você estará ingerindo 455mg de sódio, ou seja, quase metade do sanduíche.

Não vamos discutir, obviamente, o valor nutricional do sanduíche integral, que obviamente é superior. Porém, ao analisar somente o sódio, que é a verdadeira proposta deste post, quem é o verdadeiro vilão?

Conclusão

A conclusão é que, quanto menos caloria, geralmente há mais sódio nos refrigerantes. Porém, mesmo assim, a quantidade é tão pequena que você jamais precisará se preocupar com isso.

Se você gosta de colas, a Pepsi é melhor do que a Coca, pois contém cerca de metade do sódio, tanto na versão normal quanto na Diet.

Mas a principal conclusão é que agora você conhece a verdade sobre o sódio e não precisa mais acreditar em “tudo que os outros saem falando pelas redes sociais“.

 

7 comentários em A Verdade Sobre Sódio e Refrigerante

Outros Posts:

17/08/2012

Lemon, Lime e Key Lime – Cítricos Básicos do Bar

Bartending é um hobby que eu pratico há muito tempo. Porém, mais do que beber cocktails, eu gosto de preparar para os amigos, conhecer a história de cada bebida e entender o contexto social em que estão inseridas. É sempre interessante adquirir informações como, por exemplo, que o Long ...

Saiba Mais

31/10/2012

Formulação de Preços: Hora x Projeto x Mercado

O empresário ou profissional liberal do setor de tecnologia (mas não limitando-se a esse) enfrenta um desafio toda vez que precisa formular preços para seus serviços, produtos ou soluções. Qual é o melhor método para compor preços? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada um? A ...

Saiba Mais

7 Respostas para A Verdade Sobre Sódio e Refrigerante

  1. rubem gonzalez disse:

    Eu nunca liguei para a quantidade de sódio dos refrigerantes pois já sabia desse detalha, agora porém no Rio de Janeiro mais precisamente na área de São GOnçalo, Niteroi, Itaborai , Magé e adjacencias existe um refrigerante ZERO com ZERO sódio, o nome dele é MINEIRINHO

  2. Lucas disse:

    Que legal esse post. Super show. Bom, mas acho que houve uma confusão qd o texto o destaque da baixa quantidade de sódio do Guaraná Antartica Black, que com 5,6mg de sódio, afirmou-se que só perdia para a Pepsi (porém a Pepsi normal tem 10mg – e a dietética tem 19). Obviamente, então, o Guaraná Black não “perde” nem pra Pepsi nem pra ninguém (no quesito de

  3. Michel disse:

    Bom isso sim é verdade, como tbm é verdade que uma pessoa ñ precisa beber 2 litros de agua por dia pq tem agua nos alimentos. Ok. O fato é que tdo tem sódio, em teores aceitaveis ñ baixo e sim aceitaveis. sal n faz mal, mais seu acumulo sim. Isso com idade e sedentarismo vem pedras nos rins, presao alta e muitos problemas da vida moderna. Um refri n faz mal, mais deixe de beber e beba suco,vc vera ke vc vai se sentir melhor, mais ativo, menos estufado e vai em pouco tempo sentir seu abdonem diminuir consideravelmente. N eh so o sodio e o açucar tem muita porcaria ali no meio.

    • Anderson Folador disse:

      Primeiramente gostaria de dar os parabéns ao Borba pelo excelente texto, deixou para trás muitos paradigmas com relação a esse assunto.
      Michel, esse é outro assunto até interessante para que nosso amigo Borba faça uma análise, pois eu tenho quase certeza de que tomar Coca-Cola se não é melhor é quase igual a tomar um suco industrializado por exemplo. A Quantidade de açúcar é alta em ambos os casos. Então o famoso suco que hoje parece a solução mais saudável não é bem o que parece. O próprio suco de fruta por exemplo, se vc fizer um suco de laranja que vá umas 3 ou 4 laranjas derrepente é igual tomar uma coca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*