Categorias: Cotidiano

2011: A Importância de Estabelecer Metas


Um ano se inicia e é quase chavão falar sobre metas. Porém, entre querer algo e planejar caminhos para efetivamente chegar lá, há uma certa distância. Como você se organiza para alcançar seus objetivos?

Todo mês de dezembro eu costumo avaliar como foi o ano que passou e traçar metas sérias para o próximo: colocá-las no papel e avaliar como conquistá-las. Acredito que este tipo de planejamento ajuda qualquer pessoa a sair da estagnação e se mexer para alcançar seus objetivos.

Com este propósito em mente, fui incentivado a ir mais a fundo no tema a partir de uma matéria sugerida pelo programa Globo Comunidade. E, desta forma, me comprometi com algumas metas, as quais serão verificadas pela reportagem ao longo do ano. Confira abaixo a matéria:

Como sugestão para quem deseja se organizar, dividi minhas metas nas seguintes categorias:

  • Comerciais: vinculadas somente ao trabalho, seja mudar de emprego, ser promovido ou iniciar algum negócio. No caso da Rede Magic, temos como objetivo estratégico aumentar nossa participação no segmento de comércio eletrônico e também organizar a festa comemorativa Magic 15 Anos, que acontecerá em Novembro de 2011 para cerca de 500 clientes
  • Pessoais: estas metas são voltadas a conquistas individuais, porém de grande importância, vinculadas ou não a bens materiais. Podem ser, por exemplo, trocar de carro, comprar um imóvel, adquirir um bem importante ou até mesmo fazer viagens ou realizar conquistas intangíveis. No meu caso, defini uma meta material de comprar um novo apartamento (o que refletirá por sua vez no meu estilo de vida e escolhas que fiz) e também uma meta intangível de lançar meu blog, meta que por sinal já cumpri em antecipação
  • Saúde: estas são metas que objetivam melhorar sua qualidade de vida ou superar desafios. Podem ser relacionadas à perda de peso, melhora da alimentação, alguma cirurgia importante ou qualquer outra medida que objetive um ganho para sua saúde física e/ou mental. Nessa categoria, como sou praticante de corridas de rua, optei por dois objetivos relacionados à melhora da minha capacidade física, bem como certa dose de superação e competição entre amigos. Os objetivos são: realizar uma meia maratona (não rastejando) e abaixar meu tempo nas corridas de 10K para pelo menos 46’30” (atualmente meus tempos giram em torno dos 50 minutos, e qualquer diminuição já representará muito treino).

Você também pode ter outras metas, que sejam: familiares, espirituais, culturais e assim por diante. O prazo para realização também não precisa ser curto. O planejamento pode ser feito para o ano que se inicia, mas também para os próximos 3, 5 ou 10 anos. Tudo depende de sua visão a longo prazo, bem como das suas ambições.

Então, antes de 2011 efetivamente “decolar”, avalie suas perspectivas para o futuro. Pense onde e como você quer estar daqui a algum tempo. Lembre-se que “Se um homem não sabe aonde quer chegar, qualquer direção parece certa“, frase atribuída ao filósofo Sêneca, contemporâneo de Cristo.

19 comentários em 2011: A Importância de Estabelecer Metas

Outros Posts:

19/01/2011

Cinema para Cegos: Quem é o Cego?

Hoje cedo eu estava tradicionalmente assistindo ao Bom Dia Brasil enquanto tomava café, embora na verdade meu "café" não tenha nada de café, mas sim suco e sanduíche. Chamou a atenção a reportagem sobre uma sessão de cinema para cegos. A tal sessão, embora não tenha nada de tecnologicam ...

Saiba Mais

28/09/2014

VENDIDOS: Ataris Dactar na Caixa com Vários Jogos e Controles

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Estou colocando à venda dois lotes de Atari 2600 modelos Dactar, completos com pacotes de jogos e controles. Todos foram muito bem testados, adaptados para vídeo composto ( ...

Saiba Mais

19 Respostas para 2011: A Importância de Estabelecer Metas

  1. Pingback: A equipe Magic Run fez bonito na Corrida do Rebouças - Magic Blog

  2. Pingback: Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012 | Antonio Borba

  3. Pingback: Meta Dada, Meta Cumprida | Antonio Borba

  4. Pingback: A equipe Magic Run fez bonito na Corrida do Rebouças | Magic Blog

  5. Pingback: A 4ª Corrida do Rebouças acontece no próximo domingo | Magic Blog

  6. Pingback: Magic Run consegue recordes no Revezamento da Trainer | Magic Blog

  7. Ariana disse:

    Só hoje tive tempo de ler este “post”. Tudo de bom. As minhas metas deste ano incluem conhecer pessoas que eu me identifique e possa conversar.

  8. Rafaella disse:

    Olá Borba… adorei esse assunto… perfeito para o momento…
    Vale ressaltar que metas todo mundo inventa, todo mundo estabelece, o que faz a diferença é criar e seguir um planejamento passo a passo para alcançá-las… por exemplo, não adianta eu dizer que minha meta é me tornar uma diretora de uma grande empresa se para isso eu não saber e não planejar os passos que preciso seguir para chegar lá… como estudos, experiências, etc. E para que as metas sejam atingidas é de fundamental importância que se tenha foco e persistência, pois muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. Boa sorte para todos com suas metas de 2011. Feliz Ano Novo!!!!

    • Antonio Borba disse:

      Rafa, adorei seu comentário. De fato complementa muito o assunto – explica como você, numa situação super real, que está em ascensão para um cargo de comando, está se preparando para de fao concretizar uma meta. Feliz 2011 pra você também – e estou torcendo para que consiga! Beijo

  9. Tchê disse:

    Oi Borba

    Para tudo é preciso metas, seja algo simples como deixar algum mau hábito da rotina até coisas profissionais importantes, o que vale é ter algo em que focar e assim determinar um norte, sabemos que a vida é cheia de imprevistos e tudo pode mudar a qualquer momento, mas ter uma rotina, mesmo que seja “não ter rotina”, é preciso.
    Abraços e parabéns pelo site.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Tchê, obrigado pelo comentário! Com certeza é bastante válido, sabemos que na Trainer, o que motiva os alunos, assim como os praticantes de corrida de rua de forma geral, são as metas. Ou seja, você sabe bem o que é ter uma meta e como é satisfatório alcançá-la. A Trainer me ajudou nas metas de 2010, seguramente vai ser fundamental em 2011 também! Sucesso e vamos nessa! Abraços.

  10. Angie disse:

    Borbinha!!! Happy New Year…adorei o site,SHOW…desse jeito e com essas metas vc jaja estara conquistando a “BIG APPLE”… Bjks gde e no quisito viagem…ve se inclui Miami em 2011 😉

    • Antonio Borba disse:

      Angie, happy New Year, thank you! Que bom receber sua visita e ver que gostou!!! Certeza, “Big Apple” já deu né, agora é “Wind City” e, claro, não posso esquecer de visitar a amiga em “Magic City”, ou melhor, “Little Cuba”… rsrs beijos, felicidades pra você!

  11. Eduardo disse:

    Fala, Tom, tranquilo?
    Gostei do post. Me fez lembrar de algumas coisas que também gostaria de compartilhar com você e seus leitores. Quando promovo treinamentos de vendas, costumo dizer o seguinte para a audiência: “Só será possível atingir metas se estas forem possíveis de ser atingidas“. Com isso, quero dizer o seguinte: não se iluda. Não crie metas que você não tem capacidade (física, mental, profissional) de atingir. Um exemplo – especialmente nessa época do ano – são metas de perda de peso, por exemplo. A pessoa diz que precisa perder tantos quilos, começa comendo uma folha de alface por dia e fazendo 3 horas de academia. Depois de um determinado tempo (geralmente poucas semanas), não consegue perder os tais quilos por não conseguir se manter nesse ritmo alucinante durante meses a fio. Pudera! Ninguém consegue. Aí vem a frustração, e em seguida o abandono da meta de uma vez por todas. Portanto, em vez de ir com muita sede ao pote, estabeleça metas mais simples. Por exemplo: Esse mês vou perder 2 quilos. Exercícios moderados associados a uma alimentação mais saudável – nem precisa ser uma dieta rigorosa – são capazes de fazer você perder esses dois quilos, e isso vai te dar uma satisfação enorme – e mais gás para, no próximo mês, perder mais 2 quilos e continuar com sua meta de emagrecimento sem se frustrar com ela. Portanto, fica essa dica: ao se planejar, ao traçar metas, faça de modo que estas estejam dentro das suas possibilidades, da sua capacidade. E vá superando-as aos poucos. Com certeza é bem mais racional, produtivo e, no final, recompensador.
    Grande abraço, feliz 2011.

    • Antonio Borba disse:

      Salve Eduardo, tudo bem, obrigado! Muito interessante receber um comentário tão bem respaldado pela experiência do amigo. O que você falou é algo fundamental e serve para complementar o post, sem dúvida: mais do que estabelecer metas, elas precisam ser realistas e motivadoras, para que a pessoa não se desestimule com o que planejou. Se a meta for atingida facilmente, ok, por que não superar a própria meta? Agora, se for demasiadamente difícil, geralmente a pessoa não se contenta com menos, se desestimula e desiste. A meta realista aconteceu comigo em 2010, eu atingi em Setembro uma meta que planejava alcançar no final do ano, em Outubro veio outra. E assim vamos superando as próprias metas, isso é muito interessante. Obrigado pela colaboração, aguardarei seus insights em novos posts. Abraços!

  12. Liz disse:

    Oi Borba!!! Tudo bem? Quando eu soube que você tinha um blog, fiquei super contente e não pude deixar de acessar!!! Achei o máximo o que você falou sobre metas, pois eu mesma, por preguiça, acabo deixando de lado este exercício anual de elaborar as minhas… mas agora não!!! Fui incentivada e vou planejá-las! Muito bem, felicidades! Beijosss

    • Antonio Borba disse:

      Oi Liz, muito bom receber sua mensagem! Que bom, que, de alguma forma, ajudei você. Isso aí, elabore suas metas e só não esqueça quais são elas, ao longo do ano! hehe. Valeu pela mensagem, beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*