Categorias: Comportamento

Cães e Gatos são Comida na China – Saiba como Ajudar

Animals Asia - Até a Crueldade Acabar - AntonioBorba.comPara o ocidente de forma geral e para nós pessoas civilizadas, cães e gatos são sinônimos de amizade e companheirismo. Em nossa cultura, adotamos estes gentis animais para conviverem, muitas vezes, como membros de nossa família em uma relação sem interesses, baseada apenas na troca de amor.

Porém, na China, cães e gatos são sinônimos de comidaMilhares de animais são enjaulados regularmente, de forma cruel, expostos ainda vivos em mercados de carne. Eles não são alimentados, ao contrário, são empilhados como mercadorias. Alguns crescem em jaulas para essa finalidade, outros são animais de estimação roubados de lares que choram desesperados. Esses infelizes animais são mortos a pauladas ou estrangulados (enforcados) em público. Os relatos de quem visita essas feiras são brutalmente chocantes.

Cães e Gatos são Comida na China - AntonioBorba.com

A entidade Animals Asia tem lutado para mudar isso. Presente há muitos anos na China, é uma instituição realmente séria, com a qual eu contribuo regularmente. Ao invés de enviar e-mails com imagens chocantes de crueldade animal (o que não ajuda em nada, apenas causa mal estar às pessoas), por que não colocamos a mão no bolso para doar a uma entidade que realmente trabalha em prol dos animais?

Urso Moon Bear enjaulado na China - AntonioBorba.com

Igualmente brutal e chocante é a crueldade imposta aos ursos chineses – chamados de Moon Bear devido ao desenho que possuem no pelo, que lembra uma lua crescente. Criados em jaulas desde pequenos, costumam ter catéteres inseridos em seus abdômens para extração constante da bile, que é utilizada para fabricar uma variedade de produtos que, segundo a tradição chinesa, são benéficos ao homem. Não há fundamento científico que comprove isso, claro, e existem substitutos artificiais perfeitos para a bile.

Os catéteres enferrujam e causam uma série de doenças infecciosas nos ursos. Porém, mais cruel que a dor física é a dor mental e a tortura às quais os ursos são submetidos. Criados sem poder se mexer por uma vida longa de até 30 anos ou mais, os ursos costumam se mutilar, morder as grades, e com certeza preferem morrer do que serem criados desta forma. Entretanto, aos serem resgatados pelo Animals Asia, todos os relatos são de grande ternura para com seus libertadores, se comportam como crianças felizes que não guardam rancor e se mostram agradecidas para com uma espécie que os aprisionou e os maltratou durante toda uma vida.

Ursos filhotes sendo resgatados pelo Animals Asia - AntonioBorba.com

Eu poderia mostrar imagens bastante chocantes sobre esta verdadeira crueldade. Mas não é o caso, acredito que, pelo pouco que descrevi, já se pode ter uma ideia. Além da China, Vietnam e Coréia também compartilham desta prática bárbara, cujo sub-produto, a bile, é utilizada muitas vezes, como estimulante sexual. Aliás, todo esse povo parece ter uma obsessão histórica por potência sexual, fico até imaginando se são impotentes por natureza. A busca por alimentos com poder afrodisíaco leva à crueldade, tortura e extinção de espécies, sem contar que dá margem a um bizarro cardápio de pênis e órgãos de diversas espécies animais que viram comida, supostamente, para aumentar a potência masculina. Com todo o respeito ao trocadilho, mas vai precisar de viagra assim lá na China!

O objetivo desta matéria é sensibilizar você, pessoa esclarecida, para contribuir também. É muito fácil ajudar, a Animals Asia aceita cartões de crédito e pagamento através do PayPal. Veja abaixo todas as informações:

Site: www.animalsasia.org
Twitter: @animalsasia

Página de doações do Animals Asia: https://www.animalsasia.org/donate/

17 comentários em Cães e Gatos são Comida na China – Saiba como Ajudar

Outros Posts:

20/06/2011

Panorama do Atari e Videogames no Brasil em Entrevista à 91 Rock

O jornalista Álvaro Borba, que comanda o programa 91 Minutos da Rádio 91 Rock, me convidou para uma entrevista sobre videogames e minha coleção de Atari. Nessa entrevista, que aconteceu no dia 15/06/11, iniciamos falando sobre o que representa minha coleção em termos de números, passando po ...

Saiba Mais

30/08/2013

O Bom Fornecedor é Aquele que Resolve os Problemas

Muitos consumidores e empresários consideram, erroneamente, que o bom fornecedor é aquele que nunca apresenta problemas. Porém, eles mal sabem o quão longe isso está da verdade. Afinal, todos erram e, se uma empresa que presta serviços ou fornece produtos com regularidade (portanto, um fornece ...

Saiba Mais

17 Respostas para Cães e Gatos são Comida na China – Saiba como Ajudar

  1. Solange L.P disse:

    Gente isso e’ um crime de crueldade . Por favor vamos ajudar esses animais ; que estão morrendo a cada dia. Virando comida de sers humanos.E’ mesma coisa pegar um ser humano e comer logo em seguida .Que coisa mais cruel do mundo ; meu Deus que afeição : que esses animais não passam até morrer; vamos acabar com o sofrimento desses animais; gente que crueldade que um ser humano faz e depois que ganhar; um lugar bom e sucegado no céu; fazendo essa crueldade . Essas pessoas é logico que não vai ganhar o céu. Deus; que o bem estar dos animais e não o sofrimento .Pelo amor que alguem tem em Deus; vamos dar um fim nessa crueldade .Um abraço ; para quem ama os animais .Vamos defender eles pelas mãos de pessoas do mal . Solange

  2. Penso ki da mesma forma ki ajudam criancas carentes temos ki ajudar animais sim porke nao? afinal de contas eles tem sentimentos tambem,tenho gato ,cachorro e passarinho e nem por isso dispenso uma picanha assada.casa coisa no seu lugar, agora espancar,tirar a pele vivos, e fritar vivos ai ja e diabolico,

  3. anonima disse:

    EU E MINHAS AMIGAS TEMOS O SEGUINTE SONHO: CONSEGUIR UM LOCAL PARA VIVER MUITOS CAES ABANDONADOS MAIS PRECISAMOS DE MUITO DINHERO E NAO É FACIL NA NOSSA IDADE FAZER ISSO!!!:(

  4. anonima disse:

    mano… CHEGA DE CRUELDADE COM OS ANIMAIS ISSO DEVERIA SER ATÉ CASO DE POLICIA COM CERTEZA A MINHA OPINIÃO É QUE ISSO É HORRIVEL!!! O HOMEM FEZ MUITA COISA E AINDA IRA PAGAR…

  5. Gisele Aiade disse:

    Pessoal, este site é dedicado aos animais que precisam de nossa ajuda, pois sozinhos eles não conseguiriam. Basta esclarecer que a ajuda é bem vinda, e as pessoas são livres para ajudarem quem elas querem. Uns tem aptidão para ajudar pessoas, outras para ajudar os animais. Eu adoro animais, e fico muito triste ao saber que alguém pense que é melhor matar essas bichinhos indefesos ao morrer de fome. Será que essa pessoa já viu o video? Acredito que não, senão não falaria uma asneira dessas.

  6. neli gomes pereira disse:

    boa tarde ! espero que os comentarios contraditorios a sua opinião não o tenham desanimado de sua corajosa luta …tenho muita pena desses animais (cães e gatos ) que viram alimento de pessoas crueis ,ainda bem que no mundo ainda existem pessoas como vc !

    • Antonio Borba disse:

      Olá Neli, de forma alguma, estas opiniões contrárias não me desanimam… mantenho minha convicção, são pessoas como nós que fazem a diferença. Você sabe, criticar é fácil, apoiar já não são todas as pessoas que fazem, ainda que concordem. Obrigado pelo comentário, abraços!

  7. Rafael disse:

    Por que não falar da forma como o patê produzido a partir do fígado de patos e gansos que são pregados, é isso mesmo, pregados em gaiolas para não gastar energia e desenvolver um fígado mais gorduroso, aliado a uma dieta a base de óleo onde os animais são forçados a engulir o mesmo através de um funil. Prática muito comum na Europa.

    • Antonio Borba disse:

      Sim, acho um absurdo este tipo de prática, altamente condenável, e é o motivo pelo qual eu não como foie gras. Seu comentário foi perfeito. Mas o foco do meu artigo foi outro. Abraços.

  8. Rafael disse:

    Outra coisa, onde estão os valores, doar dinheiro em prol de animais que estão do outro lado do mundo. Por que não ajudar um orfanato da sua cidade ou a parcela carente de sua comunidade?!? sensacionalismo!!!!!

    • Antonio Borba disse:

      Rafael, aí sim é questão de ponto de vista. Em momento algum eu disse que não contribuo com orfanatos ou ONGs locais, se você quer um exemplo, basta visitar a página de Responsabilidade Socioambiental da Magic Web Design. Agora, meus valores me fazem sim contribuir com causas nas quais eu acredito em outros locais do planeta, até mesmo porque as pessoas costumam usar argumentos cômodos como este seu para virar os olhos, fazer vista grossa e deixar tudo continuar como está.

  9. Rafael disse:

    Antonio, com todo respeito. Tu não entende nada de vaca! Tanto bovinos, como ovinos e suínos (entre outras espécies que também são domesticadas com fins zootecnicos) se apegam aos humanos e o oposto também ocorre. Mesmo assim acho que devemos consumir carne, eu particularmente adoro. Quanto a China, acredito que tenha a ver com falta de comida tanto quanto costume, qual a % reflete esse “povo esclarecido“ qual o poder econômico do mesmo?? Existem vários fatores e pontos de vista a serem avaliados, eu preferia ver parte do povo brasileiro comendo carne de cachorro do que morrendo de fome ou catando restos de lixo!!

    • Antonio Borba disse:

      Rafael, de fato eu não entendo nada de vaca! rsrs devo admitir isso! Agora, tenha certeza de que o povo da China não está morrendo de fome e existem opções por lá. Mas, para quem come escorpião, o que dizer? Eu particularmente preferiria morrer de fome ou virar vegetariano do que fazer algumas opções.

  10. Rodrigo Diego disse:

    Realmente é algo que choca e vai totalmente à direção contrária da nossa cultura. Alguns casos são realmente bárbaros.
    Porém, existe o outro lado da moeda, temos que pensar em uma população enorme como a da China e a possível falta de comida no futuro. Também é preciso respeitar as questões culturais de cada país.
    Nós comemos carne de “vaca”, em outros lugares as vacas são sagradas. Concluo então que o mesmo sentimento que temos nesta situação é o mesmo de outros países sobre nós com relação às vacas.
    O ideal seria encontrar soluções que evitassem este tipo de abuso, o problema é que as coisas parecem só piorar neste sentido.

    • Antonio Borba disse:

      Rodrigo, mais ou menos. Se você ler os reports do pessoal do Animals Asia, eles dizem que o hábito não faz parte da cultura da China, apenas pequenas regiões e mesmo assim não tem a ver com falta de comida. O povo mais esclarecido da própria China não aprova o costume. Além disso, vacas não se apegam a seres humanos como cães e gatos, que são animais completamente domesticados e habituados com o convívio humano. No meu ver, são coisas completamente diferentes. Mas enfim, eu creio que este problema tende a diminuir na China assim como a abertura deles ocorre e o país se torna capitalista pouco a pouco. Obrigado por compartilhar seu ponto de vista! Abraços.

      • paulo sumaia disse:

        É a cultura deles, não interessa se é minoria ou não, não temos que nos meter nisso.
        Assim como eu sou vegetariano e condeno o consumo de bois (e não vacas), não importa se eles se apegam ou não ao ser humano, porém não vou ficar me metendo na sua vida pra parar de comer carne bovina pq a sua cultura e seus costumes não me interessam.
        Aliás, decidir qual animal deve virar comida pelo critério “apego” é a coisa mais imbecil que eu já ouvi na vida, o mundo ficou mais burro depois dessa.
        É como julgar um réu por apego.

        • Antonio Borba disse:

          É Paulo, pensamos de forma bem diferente. Ao contrário de você, há ONGs e pessoas muito dispostas a acabar com este tipo de prática. Mas opinião é assim mesmo, cada um tem a sua. Claro, se referir à minha opinião, por sinal muito bem amparada e fundamentada, como sendo “imbecil” e dizer que o “mundo ficou mais burro”, só caracteriza ignorância e radicalismo da sua parte. Aí seu comentário perdeu o significado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*