Categorias: Atari

Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten


Atari - Top Ten Games - AntonioBorba.comComo colecionador de Atari, frequentemente sou indagado sobre quais são os melhores jogos do videogame, ou ainda, quais são os meus preferidos.

Vou responder a essas perguntas, por partes, iniciando pelos melhores jogos. Mas qual é a definição de o melhor jogo? Uma escolha puramente subjetiva e pessoal, se você me perguntar. O que é bom para mim pode não ser a escolha do meu colega.

Vale lembrar também que, para quem jogou Atari na infância ou adolescência, a memória de um bom jogo pode estar diretamente relacionada à sensação da época, a momentos de nostalgia, imaginação, ou mesmo opções disponíveis. Isso será tratado em meu próximo post.

Se você quer saber quais foram os 10 games mais vendidos, sugiro este artigo do IGN.

Agora, para os 10 melhores, apresento-lhes uma compilação feita por especialistas – colecionadores e pessoas com profundo conhecimento de Atari 2600, conforme votação realizada em um fórum fechado que mantenho, o AtariBrazil.

Os 10 melhores segundo especialistas

Eu não gosto das infames listas regressivas, então vamos iniciar direto com o número 1:

#01 – River Raid

#01 - River Raid - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comO famoso “jogo do aviãozinho” é, antes de tudo, um prodígio de programação. Em uma época em que os recursos de hardware eram limitados, Carol Shaw (sim, uma mulher) programou esse fantástico jogo com 256 telas ou fases em apenas 4Kb de ROM.

Isso foi possível devido a uma complexa equação. As fases não são desenhadas como nos games atuais, mas sim geradas a partir de um algoritmo incremental que define diversos elementos e seus posicionamentos na tela.

Por incrível que pareça, nunca foi meu jogo preferido. Entretanto, não há dúvida de que é um dos jogos mais famosos do Atari até hoje, amplamente pirateado na época e o 8º mais vendido da marca. Outro grande destaque, em minha opinião, é a soberba combinação de cores, que contribui para a imagem clássica que qualquer apreciador sempre lembrará – além de ser uma excelente opção para regular as cores de nossos Ataris antigos.

Curiosamente, Carol Shaw nunca mais fez um game de destaque como esse. Aliás, suas posteriores contribuições foram escassas e muito diversas de sua obra-prima, com destaque para Happy Trails (Intellivision) e Super Breakout (Atari), este último, um dos meus preferidos.

#02 – H.E.R.O.

#02 - H.E.R.O. - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comH.E.R.O. ou simplesmente Hero – sem dúvida alguma, um dos melhores e mais criativos games de todos os tempos até hoje, o que dirá na época em que foi feito.

Um dos poucos jogos com “level design” da época Atari, esse game vai muito além dos seus precursores ao proporcionar desafios cada vez mais elaborados – e isso com apenas 8Kb de ROM.

De fato, Hero é tão fantástico que torna impossível simplesmente descrevê-lo para quem não o conhece.

Portanto, recomendo enfaticamente que você assista ao vídeo produzido pelo meu amigo Eric Fraga – uma verdadeira homenagem e lição de jogabilidade rumo ao seu destino como número 1 no rank do Xbox.

Curiosamente, esse jogo não entra nos mais vendidos, até porque foi lançado em 1984, época do crash da indústria de videogames. A obra de arte da Activision simplesmente não teve tempo de atingir sua audiência e por isso, até hoje, esse cartucho tem uma raridade intermediária. Não é fácil de achar e todos os colecionadores querem ter.

#03 – Pitfall!

#03 - Pitfall! - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comE assim nasceu o side scroller ou jogo de plataforma.

As aventuras de Pitfall Harry sempre me fascinaram, desde criança. Imaginem que, na época do Atari, esse tipo de jogo simplesmente não existia. Super Mario foi surgir anos depois.

Dessa forma, mais que pular na cabeça de crocodilos, a criançada era levada a imaginar o que se esconderia atrás da próxima tela. Dúvida tais como “Será que o jogo tem fim?” eram verdadeiros enigmas em uma época em que a Internet não existia. Simplesmente não havia Google para pesquisar.

Implementação genial a partir de uma ideia bem concebida: Pitfall!, na época, foi o segundo jogo mais vendido. Até hoje é desenvolvido em novas versões, demonstrando que o tema não cansa.

#04 – Frostbite

#04 - Frosbite - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comEssa escolha não é nada óbvia. Longe de ser um dos jogos mais conhecidos, Frostbite é um jogo apreciado pelos conhecedores de jogos.

Um dos meus preferidos na época, em suas fases mais avançadas exige intensa coordenação, concentração e raciocínio rápido, desafiando até os jogadores mais experientes ainda nos dias de hoje.

Novamente, a criatividade da Activision levou ao desenvolvimento de um conceito único. As bases para os games de hoje em dia foram todas criadas na época, quandomuitas das ideias eram originais e pioneiras, e Frostbite é uma prova disso.

 

#05 – Montezuma’s Revenge

#05 - Montezuma's Revenge - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comEssa é uma escolha ainda menos óbvia que o jogo anterior. Na verdade, é uma escolha um bocado obscura.

Lançado pela empresa Parker Bros., esse game de plataforma cujo layout lembra uma mistura de Mario Bros. com Pitfall!, é um dos preferidos pelos jogadores mais hardcore, que o consideram bem produzido e único.

De fato, pela própria animação ao lado, pode-se perceber a variedade de telas que compõem esse criativo game, o que não era comum na época.

 

 

#06 – Enduro

#06 - Enduro - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comÉ quase impossível acreditar que Enduro não tenha entrado na lista dos jogos mais vendidos.

Aparentemente, o sucesso desse jogo no Brasil era bem maior que em outros países, pois, na indústria nacional, a pirataria do cartucho disputava a colocação com River Raid e Pitfall!

Seja pela devoção do brasileiro ao automobilismo ou outro motivo qualquer, fato é que esse jogo podia ser visto na tela de todo garoto feliz proprietário de um Atari.

Até hoje, alguns de meus amigos nerds passam horas jogando Enduro e batendo seus recordes. Interessante e gostoso de jogar, ainda assim nunca esteve na minha lista de favoritos.

#07 – Seaquest

#07 - Seaquest - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.com Seaquest é, mais uma vez, uma escolha menos óbvia a integrar a lista dos dez mais.

Jogo divertido e interessante, certamente fez parte das minhas sessões de videogame.

Mais uma vez, pode-se observar a diversidade de tarefas que cabe ao jogador, características dos games da Activision: derrotar ondas de inimigos resgatando mergulhadores e levando-os à superfície. Ao mesmo tempo, abastecer o submarino com oxigênio.

Ainda assim, esse jogo não faz parte do meu ranking pessoal dos melhores.

 

#08 – Demon Attack

#08 - Demon Attack - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comCuriosamente, eu joguei muito o game irmão de Demon Attack nos fliperamas da época, que se chamava Phoenix. Joguei muito pouco, entretanto, no Atari.

O objetivo aqui é enfrentar hordas de demônios alados. O diferencial do jogo é que os inimigos possuem movimentos erráticos e soltam toneladas de bombas. Enquanto no Phoenix, se os inimigos não forem atingidos no centro, perdem uma asa e continuam vivos, no Demon Attack, a partir de certa fase, os demônios se dividem em seres menores após atingidos.

Segundo os conhecedores, é um dos melhores games para o Atari. Eu não creio que a oitava colocação seja justa nesse caso, justamente devido ao próximo…

 

#09 – Megamania

#09 - Megamania - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.com Embora eu não entenda o motivo do nome, Megamania sem dúvida alguma merece seu lugar nos Top Ten, mais ainda que o anterior, Demon Attack.

Nesse frenético shooter, você enfrenta inimigos bastante desafiadores de uma forma nada convencional – scroll lateral que vai abaixando progressivamente até achatar sua nave no canto inferior da tela.

Um jogo que, até hoje, exige a máxima concentração do jogador, Megamania é interessante e inovador. Merecia uma colocação melhor na lista.

 

 

#10 – Keystone Kapers

#10 - Keystone Kapers - Atari 2600 Best Games - AntonioBorba.comOficial Kelly persegue Harry Hooligan em uma loja de departamentos. Em uma clara sátira/homenagem aos policiais britânicos, seu objetivo é chegar ao bandido no menor tempo possível, desviando de uma série de obstáculos, podendo escolher entre elevadores e escadas rolantes para chegar ao andar seguinte.

Esse jogo é bastante desafiador e suas fases mais avançadas são extremamente difíceis. Aviões, ioiôs e carrinhos de supermercado se movem em velocidade cada vez maior, exigindo coordenação perfeita para completar a fase.

Sem dúvida, Keystone é um dos games mais interessantes da geração Activision. Seu design, até hoje, é bastante original e único. Ao fundo dos prédios pode-se observar uma característica fundamental da geração 2600: um famoso “Atari Sky“, nome utilizado para denominar os céus em degradê tão comuns nos jogos do rei dos consoles.

Conclusão

Ainda nem esboçamos a diversidade de jogos existentes para o Atari e muitos dos melhores não couberam nessa reduzida lista. Aliás, por sinal, nessa lista, 80% dos jogos (ou 8 dos 10) são da Activision, empresa fundada por ex-funcionários da Atari que mudou para melhor o cenário dos games mundiais. Assunto para outra pauta.

Conforme falado inicialmente, o conceito dos melhores jogos tem a ver com a experiência de cada pessoa, a disponibilidade da época, entre outros fatores. Por exemplo, se formos considerar multiplayer, a lista de melhores jogos mudará completamente.

Aguarde os próximos posts para conhecer mais sobre os melhores jogos que inspiram desenvolvedores até os dias de hoje.

49 comentários em Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten

Outros Posts:

09/10/2012

A Excepcional “Culinária” de Bordo Brasileira

Reclamar que comida de avião é ruim é quase um pleonasmo. Parece ser absolutamente desnecessário falar isso. Entretanto, nós, brasileiros, estamos começando a conhecer o lanche mediante pagamento, adotado por companhias como Gol e Web Jet. A ideia nasceu, é claro, nas companhias low cost ...

Saiba Mais

20/02/2011

Minha Longa e Traumática Migração do Palm Treo – Parte 3

Parte 3: Nokia N97 mini - Super Bug dos Contatos Continuação de: -> Parte 1: Que Aparelho Escolher? -> Parte 2: Nokia N97 mini Quem acompanhou as primeiras partes deste artigo, a esta altura, já sabe que migrei todos os dados do meu antigo Palm Treo 680 para o Nokia N97 mini, até en ...

Saiba Mais

49 Respostas para Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten

  1. Wanderson disse:

    Cara,me lembro de um jogo de Atari onde vc era um tubo de creme dental,sério,no meio de vários dentes.Seu objetivo era atirar nas guloseimas que tentavam se encostar nos seus dentes,que correspondiam as suas vidas,eram dez dentes no total é o bolos,tortas,sorvetes e etc flutuavam em ziguezague,no estilo Mega mania,era bem divertido,só não me lembro do nome.

  2. Gabriel S. W. disse:

    Bom não consegui achar esse Pitfall!.
    Mas gostei de todos menos
    o:montezumas Revenge.

  3. Marco Grecco disse:

    Cara a sua lista tá excelente, todos esse jogos merecem estar no TOP 10, é dificil pois o Atari tinha outros jogos muito bons mas a relação está ótima.
    Pra mim o melhor jogo do Atari 2600 é o HERO.
    Gostava muito também do Pressure Cooker e não consigo acreditar que o Pacman foi o jogo mais vendido do Atari.
    Pelo menos eu não gostava do Pacman, Ms. Pacman sim era um bom jogo.

  4. Alexandre da Silva disse:

    Dizem que religião, futebol e mulher cada um tem seu gosto. Podemos acrescentar ai no ditado que devido a diversidade jogos cada um tem seu gosto.
    Por exemplo. os jogos de Atari que alguns dos meus preferido são: Beamrider, river rider, enduro, spider fighter, mega mania, MS postman, keystone capers, hero, atesroids e uma penca de jogos. Algumas criticas… Demon atack é um porre! Chato ao quadrado, spider fighter muito mais dinâmico. Por exemplo não seu se você conhece o spider x-9, é um jogo de atari que eu conheci por emulador, fiquei vidrado, não tem nenhuma riqueza de detalhes mas acabei gostando. Entendo que você montou o post em seu ponto de vista, mas acredito que este espaço sirva para isso para podermos compartilhar nossos diferentes pontos de vista… Boa noite Abraços…

    • Antonio Borba disse:

      Alexandre, como vai? Você está enganado, ao contrário, eu “não” montei conforme meu ponto de vista. Veja o que escrevi no texto introdutório deste post:

      Agora, para os 10 melhores, apresento-lhes uma compilação feita por especialistas – colecionadores e pessoas com profundo conhecimento de Atari 2600, conforme votação realizada em um fórum fechado que mantenho, o AtariBrazil

      A minha lista pessoal, por outro lado, está neste post, como o título diz: http://www.antonioborba.com/atari/atari-top-games-minha-escolha-pessoal/

      De qualquer forma, obrigado por compartilhar seu ponto de vista! Nenhuma lista é única e não vai existir consenso, cada jogador tem um gosto e uma experiência diferente. Abraços!

  5. Lailson disse:

    E quanto smorf e Tarzan? que na minha opinião deveria esta entre os primeiros

  6. Pingback: 10 jogos de Atari que vão fazer você querer voltar no tempo

  7. Show!!! Muitas lembranças. Até pouco tempo eu tinha uma fita que achava uma relíquia e que para mim era a melhor fita feita para Atari.Era uma de 4 jogos, com os jogos Moonpatrol, Galaxy, Miss PacMan e Hero. O Video Game deu pau, mas eu mantinha a fita, pois estava procurando outro Atari pra comprar. No entanto numa arrumação aqui em casa, acabei perdendo essa fita. Ainda bem que existem emuladores onde podemos recordar esses “fantásticos” jogos.

    • Antonio Borba disse:

      José Ricardo, desculpe a demora na minha resposta! Sim, de fato, podemos jogar via emuladores, mas garanto que nada é como ter um Atari de verdade em casa, e hoje em dia é plenamente possível! 🙂 Abraços e obrigado pelo comentário!

  8. Pingback: Atari 2600 Frente de Madeira Importado com 25 Jogos | Antonio Borba

  9. alexandre disse:

    Gosto é gosto, mas eleger 10 jogos de atari é dificil, mas por categorias vamos ver. Corrida, eu colocaria enduro e grampix. aventura tipo side scrolling elegeria mr postman, keystone kepers, adventure, smurfs, boby going’s home. Shotters, river ride, beamrider, megamania, beanny bopper, spyder fighter, spider x-9, defender I e II, chopper command, asteroids, flash gordon, turmoil, galaxian, demon atack. Sports, boxing, decathlon, real sports boxing, volley, tennis, soccer, jogos de verão. uma tela, jambreaker, pacman, berzek, wizard of war. tem outros mas não me recordos dos nomes.

  10. Pingback: Games que marcaram sua infância #Atari - Fatos CuriososFatos Curiosos

  11. CLAUDIUS CASTRO disse:

    Puxa, que legal ter descoberto este post ! Para um eterno saudosista, foi um achado e tanto ! Um grande abraço a todos, e viva o eterno ATARI !!!!

  12. Pingback: À VENDA: Ataris Dactar na Caixa com Vários Jogos e Controles | Antonio Borba

  13. Nikolas disse:

    Eu tenho um começo bonito e um final triste com esse console, ou pelo menos com um arrependimento que só vai sanar no dia que eu comprar outro. Eu nasci em 91 e então não cheguei nem perto do auge do console, mais em 1999 eu ajudei em uma mudança de uma vizinha aqui, e ela como tinha um super nintendo me deu o atari que ela tinha lá, só faltava a fonte e já vinha com o cartucho do river raid e controles. Demorou alguns dias ate encontrar. Foi meu primeiro video game e como eu me diverti com aquilo. Com o tempo comprei um ps1 em 2001 eu acho, e dei o console pra um colega…oh arrependimento, fiquei sabendo que jogou no lixo pouco tempo depois…sacrilégio.

  14. Eduardo Bezerra disse:

    Cara como acho atari pra vender ??
    To pesquisando mais não acho;

  15. Geison disse:

    Faltou Berzerk aí, hein… abraço!

  16. Marcos Tolêdo disse:

    Desculpe, no meu comentário anterior não saiu quem comprou o dactar, foi minha mãe.

  17. Marcos Tolêdo disse:

    Muito legal esse post Antonio, na minha infância meus pais não podiam comprar o atari, então depois de muito tempo jogando na casa de um dos meus tios, minha comprou um dactar, já ouviu falar? era compatível com os jogos do atari, joguei muito river raid, enduro, pitfall, megamania, keytone kapers, asteróide, tenis, box, hero, pac man, e tinha um de um helicóptero que não me lembro o nome.

    • Antonio Borba disse:

      Legal Marcos, o Dactar era muito conhecido na época, uma versão mais barata de Atari, mas igualmente válida e tem seu lugar na minha coleção, onde tenho vários modelos… Você ainda joga? Caso não jogue, saiba que é possível comprar um Dactar funcionando perfeitamente. Abraços

      • Marcos Tolêdo disse:

        Olá Antonio, tentei te responder no link de resposta mas não deu certo, quando bate saudade jogo em um notebook, andei mostrando pra um sobrinho meu de 12 anos, que tem um XBOX e gosta daquele jogo onde o tem um sensor que capta os movimentos e fazemos parte do jogo, e o interessante é que ele gostou de alguns desses jogos que foram citados acima, abraço!

    • Adriana disse:

      Acho que o nome do jogo era Chopper Command

      • marcos toledo disse:

        Oi Adriana, choper comand o nome do jogo do helicóptero? acho que era esse mesmo o nome, joguei ele muito pouco porque na época como havia dito, jogava na casa do meu tio, depois que tive o dactar não encontrei o jogo pra comprar, mas na minha vaga lembrança, era muito bom, você gosta desse jogo Antonio Borba?

  18. Ricardo Freitas disse:

    Tenho 32 anos. Tive o Atari, depois Dynavision III (Nintendo), depois o Super NES, quando parei nos games.
    Hoje jogo pelo Android do celular mesmo, baixei River Raid.
    Sua lista é boa mesmo. Pra mim (opinião mais que pessoal), o melhor era Frostbite. Nesse eu era craque. Não lembro a quantidade de pontos que fazia (uns 250.000), mas acho que eu chegava no 5º urso. Era fo…da. A velocidade tao alta que o 1º pulo era no 3º gelo da 2ª fileira. Agora o incrível: nunca joguei HERO. Quais emuladores que sejam fáceis e realmente funcionem para baixar no pc?

    • Antonio Borba disse:

      Ricardo, Frostbite é realmente fantástico e considerado o preferido de muitos. Eu mesmo curti demais esse jogo. Não deixe de conferir minha lista pessoal neste post: http://www.antonioborba.com/atari-top-games-minha-escolha-pessoal/
      Para o PC, vá direto no Stella. Não tem erro.
      Abraços!

      • Ricardo Freitas disse:

        Boa sua lista. Tem diferenças pra minha, mas foram boas escolhas.
        Pra mim, em relação à lista acima, eu tiraria HERO (3), por nunca ter jogado e Montezuma’s Revenge (5).
        Colocaria no lugar Frogger, o sapo que atravessa a rua, Bobby is Going Home, e uma menção honrosa para Pac-Man.

    • Nailson dos Santos disse:

      Ricardo,

      Recentemente encontrei uma versão do Stela para o console Wii.
      Instalei no meu Wii, baixei umas roms e fui testar.
      O legal é que, usando o controle Nunchuck do Wii, a sensação é semelhante a de jogar com um joystick original do Atari, apesar do formato e tamanho.
      Jogar títulos como River Raid, Enduro e Hero em uma TV Led de 46” foi uma sensação indescritível.

      Recomendo a todos os fãs do Atari 2600.

  19. Pingback: Atari - Os Melhores Games de Heróis e Filmes | Antonio Borba

  20. Heitor Maciel disse:

    Quase casou com a minha lista. Na minha só não entra o Montezuma, pelo simples fato de que não o tinha na infância. Entraria no lugar dele Tênis que fez a alegria da nossa família nos finais de semana. E trocaria a ordem de alguns como megamania que subiria na minha lista.

    Abraços.

  21. Pingback: Entrevista Sobre Atari no Boa da Pan | Antonio Borba

  22. Pingback: Atari Top 7 Multiplayer Games | Antonio Borba

  23. Pingback: Atari Top Games - Minha Escolha Pessoal | Antonio Borba

  24. Pingback: Pioneira, Atari pede falência - Magic BlogMagic Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*